Ivoneide Souto é assessora de imprensa da Resolve Comunicação (Foto: divulgação)
Por Ivoneide Souto
Algumas pessoas não percebem a importância das colunas sociais. Às vezes a gente não tem tempo pra ler um jornal ou muitas matérias, diariamente, mas dá tempo de ler as colunas porque elas trazem noticias curtas. Então as colunas sociais são sim, um meio de saber, de forma rápida, o que as pessoas e empresas estão fazendo, como estão evoluindo.
Colunas Sociais não divulgam só badalação, divulgam temas importantes, eventos e pessoas que se destacam, que fazem acontecer, que inovam, que fazem coisas boas e até puxam as orelhas das pessoas ou empresas que fazem coisas não tão boas assim. Existem colunistas mais “lights” e outros mais críticos. Sim, críticos, porque isso às vezes se faz necessário, dependendo do tema abordado e da linha editorial, do foco da coluna.
Os jornalistas/colunistas gostam de receber, de avaliar e de publicar notinhas com conteúdos relevantes e exclusivos, ou seja, gostam de receber informações importantes sobre pessoas, empresas, conhecidas ou não, e sobre eventos, temas que importam para as comunidades onde estão inseridas, de preferência, que ainda não tenham sido publicados.
Enviar fotos exclusivas, no formato adequado para cada coluna é imprescindível, sejam elas para colunas online ou impressas. É bom perguntar ao colunista a quantidade de caracteres da nota que ele costuma publicar. No caso do Jornal Eu Amo Meu Bairro, as notas podem ter até 400 caracteres e a foto. Formato de foto recomendado é com o celular ou câmera fotográfica na posição horizontal, porque, atualmente, a maioria das colunas está em portais de notícias. Aí o jornalista/colunista pode editar a foto para caber no espaço que tiver. Se não tiver espaço para foto, ele poderá publicar só a nota. Observar estes detalhes aumenta muito as chances de publicação.
Dê preferência ao envio para as colunas fotos que ainda não tenham sido divulgadas em redes sociais, porque, depois de divulgadas nas redes, perde-se a exclusividade das fotos. Quem quiser enviar uma nota tem que responder as seguintes perguntas no texto que estiver escrevendo: Quem, o que, quando, onde, como, porque, com que efeito e o que mais.
Outra coisa que ajuda muito é ter uma assessoria de imprensa por trás das divulgações. Todo assessor (a) tem que ser jornalista diplomado, com MTB, registrado na Federação dos jornalistas. De jornalista assessor para jornalista de redação, a conversa se estreita. O assessor conhece as necessidades do jornalista de redação, que o (a) assessorado (a) às vezes desconhece. Aí o assessor passa para o jornalista da redação tudo do jeitinho que ele ou ela precisam para publicar. A Assessoria de Imprensa posiciona o assessorado nas mídias do jeito que ele precisa ser percebido, com verdade e fatos que possam ser comprovados pelos jornalistas e colunistas.
Sra. Ivoneide Souto. Parabéns pela exposição sobre um dos assuntos que por vez, não são observados pela maioria da população. Muito bem focado. Abraços
Obrigada, Roberto. Fico feliz que tenha gostado. ?
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