Este termo culinário foi criado na França na época de Auguste Escoffier, um renomado chef francês que promoveu métodos tradicionais de culinária. Quando falamos de mise en place referimo-nos à aplicação de uma dinâmica de trabalho que pode ser utilizada no serviço da cozinha. Em ambos os casos, uma mise en place é feita em duas fases:
Fase de planeamento: permitirá visualizar, projetar e organizar a preparação dos alimentos ou a distribuição das mesas de forma a evitar a improvisação.
Fase de execução e supervisão: cumprem-se as atribuições relativas à preparação dos ingredientes ou aos espaços destinados aos talheres e toalhas de mesa que permitirão prestar um serviço adequado.
- Para realizar uma boa mise en place na cozinha você precisa seguir estes passos:
- Tenha todos os ingredientes que você precisa antes de começar a cozinhar.
- Corte, pique e rale os ingredientes necessários para cozinhar.
- Coloque cada ingrediente em um recipiente , arrumado e próximo à área de trabalho.
- Coloque todos os utensílios necessários para a preparação de alimentos na sua área de preparo.
É importante os ingredientes e utensílios, dispostos de forma ordenada, no espaço de trabalho utilizado para a preparação de pratos suculentos.O objetivo de uma mise en place é criar um sistema prático e rápido que facilite a dinâmica do trabalho e, por sua vez, permita:
- Estabelecer uma boa organização do trabalho na cozinha.
- Otimizar o tempo no preparo dos alimentos.
- Inspirar profissionalismo.
- Fornecer um excelente atendimento aos convidados.
Por fim para a correta aplicação do mise en place é necessário cortar e preparar os ingredientes que serão utilizados em cada receita .Por esse motivo, você precisará ter recipientes ou tigelas para poder armazenar cada um dos ingredientes, de maneira organizada e bem definida.