Planeje com cuidado antes de contratar o serviço
“Esses sites gratuitos, geralmente, limitam a quantidade de imagens publicadas, disponibilizam modelos predeterminados, impossibilitando o usuário de personalizá-lo. O usuário esquece que o site tem que ser ‘alimentado’ com informações atualizadas. O domínio não é próprio e o site não terá um endereço de e-mail personalizado com o nome da empresa. O correto é compreender a proposta do cliente e orientá-lo sobre todo o funcionamento do site, como será a manutenção, a hospedagem e o domínio, além de dar o treinamento para ele gerenciar o conteúdo de seu site”, informa.
Roziane frisa que quem cobra um serviço muito barato, pode estar vendendo um trabalho com execução incompleta.
“Na hora de contratar alguém para criar o site de uma empresa é necessário ter referências do profissional, pois não é apenas mostrando um trabalho bonito e bem apresentado, que o cliente terá a certeza de satisfação plena. Por trás da beleza de um site, existe a funcionalidade: é necessário ter mão-de-obra para realizar a manutenção, para que o site nunca saia do ar; é preciso que alguém faça as atualizações das informações com textos e imagens; o site poderá ter a necessidade de novas funcionalidades, gerando manutenção, entre outros serviços. Devemos estar cientes de todos os detalhes para não correr o risco de contratar um serviço que possa gerar prejuízos, como a perda do valor e do tempo investido, fazendo com que seu site fique pouco tempo no ar. Exija uma proposta detalhada, e peça ao desenvolvedor que explique bem como as coisas funcionarão para que não seja necessária a contratação de outros serviços. O bom é ter um pacote de serviços detalhados”, finaliza.