O desenvolvimento de um sistema pede um planejamento mais detalhado
Geralmente o cliente não sabe diferenciar o desenvolvimento de um site e de um sistema. Muitos preferem desenvolver seu site com qualquer pessoa, que utiliza uma ferramenta paga ou até mesmo gratuita, mas não considera suas limitações e nem deixa isso claro para o cliente.
Quando o assunto é desenvolvimento de sistema, estamos falando de um planejamento mais detalhado.
Podemos classificar os websites podem ser classificados como informativos, institucionais, portfólios, profissionais, pessoais, entre outros. O desenvolvedor necessita compreender o real objetivo para iniciar uma análise de como funcionará o website e qual o público-alvo a ser alcançado.
Já um sistema, ou aplicação web, irá interagir com um ou mais usuários e com um servidor web. Ele automatizará os procedimentos.
Antes de iniciar o desenvolvimento sistema é necessário entrevistar o cliente para compreender o negócio dele, seus objetivos e onde deseja chegar. Muitas vezes aquilo que ele vislumbra, quando é passado para o papel, sua funcionalidade não será da mesma forma que foi pensada, pois existem algumas questões que torna o processo de desenvolvimento mais simples ou mais complexo.
O cliente deseja abrir a tela, buscar e visualizar determinada informação, e exibir um relatório. Isso parece simples. No entanto, não é tão simples quanto se parece. Ele desconhece que antes de existir uma tela a ser exibida, existe uma programação e um desenvolvimento, algo que dificulta o entendimento do cliente. Dependendo do grau de complexabilidade do sistema, faz-se necessário que haja uma equipe para que possa ser viabilizado, como um analista de sistemas, que projetará a lógica do funcionamento do sistema, um gerente de projetos que gerenciará a execução e projeção do sistema, o programador que desenvolverá o sistema, e um webdesign que fará a apresentação visual do sistema. Numa empresa pequena, uma só pessoa acaba cumprindo com todos os papéis, ficando um pouco mais desgastado com a execução da atividade. Além disso, terá maior responsabilidade porque será necessário guardar informações e elas precisam de segurança. O site é algo mais pontual e um pouco menos complexo. O sistema é algo maior, onde pode ser desenvolvido por etapas, de acordo com o que é acordado e com a necessidade do cliente.