Caipirinha

Para início de conversa, a tradicional caipirinha é feita com cachaça e não com outro qualquer destilado. Caipivodka, caipisake podem agradar ao paladar de muitas pessoas, mas não são caipirinha. A verdadeira caipirinha é feita com cachaça, limão, açúcar e gelo.

É evidente que não basta misturar os ingredientes, existem métodos diferentes de cortar o limão, por exemplo, que fazem diferença. Você pode dividi-lo em quatro partes e depois em mais duas, sempre com o cuidado de tirar o veio branco do centro da fruta, para não amargar. Você, também, pode descascar o limão. Eu não descasco, acho que os óleos essenciais da casca agregam sabor à caipirinha. Você, ainda, pode cortar o limão em rodelas finas, para que se desprenda bastante sumo. É só experimentar e fazer a sua escolha.

Seja qual for a escolha, é fundamental macerar o limão com o açúcar, usando o pilão, esmagando apenas o suficiente para obter uma boa dose de sumo no copo. Tente não machucar muito a casca, para não amargar a bebida. Se escolheu cortar os limões em pedaços, coloque-os no copo com a polpa virada para cima. Nunca use a coqueteleira, caipirinha se faz diretamente no copo.

Depois da maceração, coloque o gelo até o alto do copo, deixando de 60ml a 75ml de espaço para a cachaça, mas você não precisa se preocupar com a medida exata. Ah! nada de gelo muito fino para a caipirinha não ficar aguada antes que você a termine.  Coloque a cachaça e misture suavemente os ingredientes com um mexedor ou uma colher bailarina, para que o sumo do limão e o açúcar se agreguem à cachaça. Está pronta sua caipirinha. É só servir. Mas, atenção à quantidade do gelo e da fruta. Os erros mais comuns de uma caipirinha são: pouco gelo e pouca fruta. Muito açúcar também estraga tudo. O legal é brincar com a harmonia de doçura e acidez unida aos aromas de uma boa cachaça.

Alguns barmans gostam de dar um efeito mais rustico e usam o açúcar mascavo ou rapadura clara ralada para acentuar os sabores da cana, especialmente quando a cachaça é clara e não envelhecida. Para mim, o açúcar mascavo orgânico dá muito mais profundidade de sabor e riqueza aromática.

Bom! Se a cachaça é o elemento principal da caipirinha e você quer dar uma de Barman ou alquimista, pode experimentar harmonizar a cachaça com outras frutas. A dica é: insira um pedaço de fruta na boca, mastigue suavemente para que seu sumo se desprenda e, sem engolir, coloque um pequeno gole de cachaça na boca. Gostou?  Chame um amigo para provar. Se ele, também, gostar significa que você pode apostar nessa caipirinha e servi-la para um grupo maior.

Para finalizar vamos à receita clássica da Caipirinha:

Ingredientes

60ml de cachaça

1 limão taiti

4 colheres de chá de açúcar

Gelo

Modo de preparo

Corte o limão ao meio e, depois, em fatias meia-lua finas.

Esmague levemente as fatias de limão com o açúcar em um copo baixo.

Encha o copo com gelo e coloque a cachaça.

Misture e finalize com fatias de limão.

Curiosidade

A  International Barmen Association – IBA – incluiu a Caipirinha entre os sete coquetéis clássicos do mundo, sendo muito apreciado em países como Alemanha e Estados Unidos.

Deixe um comentário

Eu amo meu bairro - Grande Vitória