Chutney de manga

No dia 19 de maio de 22 aconteceu o Wine And Cheese Day, uma parceria de sucesso entre o Trilhas & Sabores e o Artsy Vitória Hostel.  O evento contou com a participação de produtores do agronegócio do Espirito Santo e empresas de Minas Gerais. Preparamos várias tabuas de queijos que foram apresentadas aos participantes para uma harmonização guiada pela sommelière Raquel Egypto.  Servimos, ainda, alguns antepastos de uma empresa das regiões das montanhas capixabas.

Na oportunidade, cozinhei a 4 mãos com o Chef Dom Merri, que faz parte da FIC Brasile (Federação Italiana de Cucina). Preparamos um cardápio de tirar o folego…

Para o prato principal, descobri uma casa de pastas bastante acolhedora na Rua da Lama em Jardim da Penha. Conheci o casal de proprietários, um deles, também, Chef. Um lugar que vale muito a pena conhecer. *

Hoje compartilho com vocês a receita de Chutney de manga, que usamos para rechiar uma manta de queijo de búfala. Uma verdadeira delicia!  Vale a pena conferir.

Ingredientes

2 mangas palmer

1 maçã fuji

1 cebola

1 dente de alho

½ pimentão vermelho

1 e ½ colher (sopa) de gengibre fresco ralado

¼ de xícara (chá) de uvas-passa brancas

¼ de xícara (chá) de açúcar

1 colher (chá) de sal

1 canela em rama

¼ de xícara (chá) de vinagre de vinho branco

¼ de xícara (chá) de água

Modo de Preparo

Descasque as mangas e a maçã e corte em cubos de um centímetro. Descasque a cebola e o dente de alho e pique fino. Retire as sementes do pimentão e corte em cubos de um centímetro. Descasque o gengibre fresco e rale.

Coloque todos os ingredientes numa panela.

 Acrescente as uvas-passa, o açúcar, o sal, a canela, o vinagre e a água. Misture e leve para cozinhar em fogo médio. Assim que levantar fervura, abaixe o fogo.

Tampe a panela e deixe cozinhar por 40 minutos, mexendo de vez em quando para não grudar. Se secar, coloque um pouco mais de água e misture.

Desligue o fogo após os 40 minutos.

Transfira o chutney de manga para potes de vidro esterilizados, com fechamento hermético.

Deixe esfriar em temperatura ambiente.

Tampe e leve para a geladeira.

Ele pode ser conservado por 3 semanas.

Obrigado a todos parceiros

* @winevixvinhos @queijoscolodete @ebenezerlaticinio_es @monticiello@lojalevemente @celia.arrigonibuffet @dudacamillo.oficial@artsy.hostel @trogo.produtoscaseiros @suconossolar  @anilsonamaral @enjoywork.coworking @kfqualyconsultoria @delicias_dadiva @queijosbomdestino.es @rita.ribeirospadospes @lindaflorescomestiveis @artelattequeijos @glaucia_mag @divascare.bydivamo

Curiosidades

O Chutney é um dos condimentos mais antigos do mundo, acredita-se que tenha surgido em 500 a.C na Índia, como uma forma de conservar alimentos usando o açúcar. O método foi posteriormente adotado pelos romanos, impérios britânicos e, em seguida, começou a ser exportado para as colônias, Austrália e América do Norte.

Parecia que o Chutney ia espalhar-se pelo mundo… Entretanto, em virtude do aumento das importações de alimentos estrangeiros no norte da Europa, da crescente capacidade de refrigerar alimentos frescos e da ampliação do uso das estufas, ele acabou caindo em desuso e ficou restrito ao uso militar e colonial.

Fato é que, o Chutney só voltou a aparecer na Índia na década de 1780 como um aperitivo popular. A partir do século XVII chutneys começaram a ser enviados para países europeus como Inglaterra e França como bens de luxo com o nome de frutas ou legumes “mangoed”, isso porque a palavra ‘chutney’ ainda estava associada às classes mais populares.

Hoje, graças à globalização, os Chutneys estão presentes na gastronomia mundial e, embora cada país tente criar seu próprio estilo, a inspiração é indiana. Aliás, na Índia a variedade de Chutneys é imensa, são preparados de forma mais seca ou molhada; podendo ser doces, azedos ou quentes; feitos de um único vegetal ou de uma combinação de legumes, lentilhas, frutas e nozes, entre outros. Já os métodos de preparação são dois: um parecido com o dá preparação dos picles, que são amadurecidos ao sol por até duas semanas e mantidos até um ano, o outro feito na hora com ingredientes frescos que podem ser consumidos no mesmo dia ou mantidos por até três semanas em refrigeração, como a receita que compartilhei com vocês.

Deixe um comentário

Eu amo meu bairro - Grande Vitória