CULTIVE BOAS EXPECTATIVAS

Robert Schuller conta uma bela história em seu livro Você pode ser quem deseja. Havia um pintor de quadros que todos os dias via pela janela um mendigo na calçada do outro lado da rua. O homem tinha uma aparência asquerosa, cabelos crescidos e desgrenhados, roupas sujas e o semblante de um derrotado.

Certa manhã o artista tomou a decisão inusitada de pintar uma tela retratando o coitado, só que pensou em algo diferente. Fez o mendigo com roupas novas, cabelo e barba aparados, semblante alegre e com uma aparência de vencedor. Pronto o desenho, levou o mendigo ao atelier, mostrou o quadro e perguntou: “imagina quem seja?” Depois de hesitar, o homem reagiu: “porventura sou eu? Poderia ser eu?” O artista disse: “é assim que eu o vejo”. O mendigo falou: “Se é assim que você me vê, é esse homem que eu serei”. Foi a virada da sua vida.

Como você vê as pessoas? Que expectativas cultiva sobre elas? O que espera que venham a se tornar? Ken Blanchard tem essa frase: “Você consegue das pessoas aquilo que espera delas” (O Coração de um lider, p. 94).

Quando Jesus chamou os pescadores anônimos no mar da Galileia, eles eram quase ninguém, não tinham qualquer qualificação, mas Jesus os viu como os gigantes da fé, aqueles que levariam o testemunho a seu respeito até os confins da terra, e foi o que aconteceu.

Que expectativas você cultiva em relação aos seus liderados? O que espera deles?

Pr. Joarês Mendes de Freitas

Eu amo meu bairro - Grande Vitória