Da Itália para o mundo Pasta al Alfredo

Anteriormente falamos algumas coisas sobre queijos, suponhamos que você montou sua tabua de queijos e você percebe que o queijo sobrou!  Não sabe o que fazer?  Vai fazer mais uma noite de vinhos e cocktalis com os amigos? Que tal aprender uma das receitas mais famosas da culinária italiana.

Antes de te mostrar a primeira receita vamos a história dela?

O Alfredo delle fettuccine, conta-nos o autor, chama-se Alfredo di Lelio, nasceu em Roma em 1883 e começou a cozinhar no restaurante da família na Piazza Rosa. Em 1908 a esposa de Alfredo deu à luz seu filho Armando; após o parto exaustivo, o marido prepara-lhe uma comida nutritiva e simples: fettuccine amassado na sêmola e temperado com manteiga fresca e parmesão. A partir daí o prato, muito apreciado por sua esposa, entra diretamente no cardápio do restaurante romano. Como um prato de massa chegou no início do século XX no outro lado do mundo, e despovoado, não se sabe; Luca Cesari especula que os estrangeiros foram atraídos por esse prato e seus gostos “mais fáceis” para os americanos na época.

A primeira citação de um livro aparece no romance “Babbitt” de Sinclair Lewis em 1922. Nesta história, dois americanos se encontram e falam sobre seu amor por Roma, o restaurante de Alfredo e seu fettuccine. O sucesso foi acompanhado por críticas ao local no Saturday Evening Post, menções honrosas de outros jornais e uma dedicação genuína de duas estrelas do cinema mudo de Hollywood que o elegeram o “Rei do Macarrão”. O Fettucine Alfredo foi o primeiro prato de PASTA como o conhecemos hoje: icônico, fácil de preparar e bem recebido pelos estrangeiros.

Ingredientespara 4 Pessoas

360g de fettuccine

160g de manteiga

160g de parmesão ralado

sal

Pimenta do reino á gosto

Modo de preparo

Como preparar a pasta Alfredo com massa em panela com bastante água salgada. Enquanto isso, em uma panela grande, derreta a manteiga.

Quando estiver cozido, escorra e reserve parte da água da cozedura. Transfira ou macarrão para a panela com manteiga. Fora do fogo, acrescente o parmesão ralado e refogue-os, acrescentando um pouco da água do cozimento de cada vez, até obter um molho cremoso. Tempera com sal pimenta recém-batida e sirva imediatamente, transferindo ou Fettuccine Alfredo para os pratos de servir.

 Dica de Harmonização: Sauvignon Blanc

Deixe um comentário

Eu amo meu bairro - Grande Vitória