Dicas para aumentar a coragem para a tomada de decisões

A Mentora de Mulheres Marcia Freitas oferece algumas dicas para aumentar a coragem das pessoas que desejam tomar decisões. Ela afirma que coragem pode ser considerada um impulso para o enfrentamento do medo e não a ausência dele. Marcia diz que muitas mulheres passam situações de tomadas de decisão, como mudar ou ter que conduzir sua própria vida sozinha, se recolocar no mercado, escolher uma nova profissão, cuidar de seus filhos e da casa sem poder contar com a ajuda de alguém, lidar com o divórcio, empreender, entre outras. Contudo, Marcia fala que o que falta para elas é a coragem para tomar decisões.

No site da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional (Sbie), a palavra coragem significa agir de acordo com o que se sente verdadeiramente. Para a Sbie, as situações desafiadoras fazem parte da vida de todas as pessoas, que diariamente passam por cenários que as fazem acreditar que não serão capazes de dar conta de certos obstáculos ou sentem que jamais conseguirão resolver determinados problemas. As pessoas estão sempre correndo algum tipo de risco e, para agir com coragem, é preciso superar os próprios pensamentos negativos e medos, agindo com determinação e com autoconfiança”.

O versículo bíblico “Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares” (Josué 1.9) é citado por Marcia, onde afirma que o texto nos fala sobre a coragem. Segundo ela significa seguir em frente, apesar de o medo existir.

“Através da palavra “esforça-te”, o versículo mostra que mesmo com medo é necessário agir e ter atitude proativa. Todos os dias somos convidados a enfrentar situações difíceis. Nosso racional e emocional nos paralisa em determinadas situações delicadas, que normalmente, nos deixam com medo.  Diante das dificuldades são inúmeras as perguntas que surgem como: ‘será que darei conta?’. O importante é ter firmeza e, sem dúvida, agir”, afirma.

Márcia apresenta quatro dicas para quem quer exercitar a coragem de forma prudente:

1 – Tenha consciência do seu medo. Aceite que o medo é algo saudável e que ele não deve te paralisar. É importante agir.

2 – Compartilhe com alguém da sua confiança sobre os seus medos, receios e dúvidas. Ao ouvir o ponto de vista do outro, normalmente, situações são esclarecidas.

3 – Aprenda a dizer não, quando algo vai contra os seus valores e princípios. Dizer não é um ato de coragem.

4 – Tome suas próprias decisões. Não espere que o outro decida por você. Mesmo ouvindo os conselhos dos outros, mesmo com medo, quem deve decidir é você.

“Quando eu preciso decidir sobre algo – isso acontece o tempo todo – busco orientação através da oração. Fica aqui meu incentivo para você orar sobre assuntos e decisões da sua rotina. Não esqueça que somos corpo, alma e mente. Reflita em qual situação, neste momento, você precisa da coragem.”

Marcia, além de trabalhar com mentoria para mulheres que querem se autoconhecer, ter ajuda para uma nova direção profissional e/ou de vida, lançou o programa “Recomeçar” para quem atravessa pelo divórcio e deseja obter apoio para reestruturar seu novo momento.

Serviço

Programa Recomeçar

Módulo 1 – Recomeçar: Iniciar uma caminhada para reestruturar a sua nova realidade.

Módulo 2 – Entenda quem você é: transforme sua dor em forças, ajustando a sua mente para entender que você é especial.

Módulo 3 – Autoconfiança e autoestima: ajuste alguns comportamentos e atitudes para retomar a sua autoconfiança e elevar sua autoestima.

Módulo 4 – Um passo de cada vez: acolha suas emoções e sofrimento. Tome consciência do seu momento e cuide das suas emoções.

Módulo 5 – Identificando seu momento: entenda em qual fase do luto no divórcio você está, para seguir com a sua nova história.

Módulo 6 – Minhas escolhas: gerencie melhor sua rotina, para aprender a investir tempo em si mesma.

Módulo 7 – Viver o novo: resgate oportunidades que você abriu mão, como vida espiritual, carreira, amizades, projetos e sonhos.

Módulo 8 – Recomeço: honre sua história e preparar um plano de futuro.

Objetivo

Preparar-se para recomeçar e viver sua nova história de forma mais forte, equilibrada, consciente e livre emocionalmente.

Como funciona

  • 8 encontros em grupo online, com carga horária de 2hs por semana
  • Livro em pdf com tarefas e atividades
  • Grupo de whatsapp exclusivo para as participantes
  • Duração do programa: 60 dias.
  • Próxima turma: 06/06/2021 – Terças feiras, das 20 às 22 horas.

Sobre a Mentora:

Marcia Freitas é Mentora de Mulheres; Formada em Música Sacra; Licenciada em Educação Musical; Especialista em Educação Especial; Acadêmica de Psicologia; Training em Auto desenvolvimento e Idealizadora do Programa Recomeçar.

Marcia é idealizadora do programa “Recomeçar”, criado para a restruturação da vida de quem está passando pela situação do divórcio e que deseja seguir a sua nova caminhada e que terá nova turma em maio de 2021.

Instagram:@marciafreitasmentora
Contato: 27 99919-1857

Deixe um comentário

Eu amo meu bairro - Grande Vitória