Dificuldade é oportunidade de crescimento para vendas de porta em porta

Você já assistiu ao filme “De porta em porta”? A história retrata a luta de um homem chamado Bill, que tinha limitações físicas e em sua fala, e desejava conquistar um emprego de vendedor de porta em porta. Bill foi uma pessoa muito persistente, ele não desistiu de insistir na vaga, até que conseguiu a colocação. Desde a entrevista para o emprego, o contato com os colegas de trabalho e com clientes, ele vivenciou muitas situações de preconceito e até mesmo de rejeição. No entanto, Bill se torna o melhor vendedor da empresa. O filme nos traz diversas lições e remete a história de uma empreendedora, moradora de Jardim Camburi, que trabalha de porta em porta e que apesar de tantas dificuldades, nunca desistiu de empreender na área de vendas e de buscar alcançar seu maior objetivo, que é ter uma confecção própria.

Há doze anos a empreendedora Cleide Ramos Matos Ferreira deu início ao seu trabalho como vendedora, já foi comerciante, proprietária de loja, onde vendia artigos diversos, voltados para o segmento feminino e, atualmente, ela atua como sacoleira, realizando vendas de porta em porta. Ela conta que depois de vender sua loja ficou um período sem trabalhar, se dedicando à sua casa e família. O momento da pandemia do Covid-19 serviu de inspiração, para realizar um trabalho dentro de um segmento que sempre se identificou, venda de roupas fitness.

Persistência e paciência são algumas das características marcantes da Cleide

Cleide é um exemplo de mulher persistente e podemos compará-la com o Bill, não em suas dificuldades físicas, mas no sentido de pessoa resiliente e estratégica, no que diz respeito aos seus objetivos. Ela conta com emoção que passou por várias situações difíceis nessa caminhada, no entanto, sua persistência e paciência a fazem continuar no ramo.

“Empreendo desde os 15 anos e de lá para cá fui aprendendo a captar clientes, exercitando. Para mim, captar clientes é algo bastante natural. Eu as encontro em ambientes que frequento como academias, igrejas, condomínios, salões de beleza e através de pessoas que me relaciono no bairro onde moro. Tenho indicações de outras clientes e amigos, além dos amigos dos meus filhos. Minha maior divulgação é o famoso “boca em boca”, onde um vai indicando para o outro. A venda é feita, também, pelo Instagram. A inspiração para trabalhar neste ramo vem da minha rotina de treinos em academias, pois gosto de ir sempre arrumada, com roupas estilosas, então, resolvi vender peças para quem gosta de praticar atividade física e estar bem apresentada”, fala Cleide.

Segundo Cleide, um dos locais onde ela se relaciona bem com as pessoas é a academia que fica em seu condomínio, o lugar onde ela treina e mais atua com a venda dos produtos. Para ela, não conseguir realizar uma venda não é perda de tempo e sim uma oportunidade de apresentar seus produtos e tornar-se ainda mais conhecida no ramo, pois é lembrada quando alguém deseja adquirir peças para academia e acaba virando referência na moda fitness.

“Tenho uma rotina de entrega das peças que são, geralmente, nas terças e quintas-feiras. Eu levo os produtos pessoalmente para as clientes em diversos bairros de toda a região da Grande Vitória. Além disso, minhas vendas são, também, online. Faço entrega para todo o Brasil”.

Cleide comenta que quando realiza entregas, antes do primeiro contato com a cliente, procura verificar qual é a sua necessidade, para que possa atender da melhor maneira. Quando percebe que não consegue atender algum pedido, Cleide estuda formas de suprir o desejo da cliente de alguma maneira, mesmo que seja em outro momento. Ela afirma que o importante é que a cliente esteja satisfeita com o que realmente deseja, pois desta forma acaba consolidando o relacionamento e formando uma amizade. Após as vendas, Cleide afirma que faz o pós venda se relacionando com as clientes, entrando em contato pelo telefone e visitando-as.

“A procura pelos meus produtos é recorrente, pois as clientes já se sentem à vontade de entrar em contato comigo. Meu propósito é levar bem estar e satisfação à cliente. Não quero somente vender o produto, mas desejo que ela se sinta satisfeita com o que adquiriu e com meu atendimento. Além disso, é importante que o produto ajude a elevar sua autoestima e que eu possa atender da melhor maneira possível. As clientes acabam desabafando comigo e eu procuro ouvir e levar alegria para elas, ajudando-as e mostrando que elas não estão sozinhas, pois muitas vezes, se sentem um pouco desestimuladas, porque ir à academia, ter uma alimentação saudável, se auto valorizar e se colocar em primeiro lugar, pode ser uma luta para quem mantém casa, filhos, trabalho e ainda tem ânimo para treinar. Eu sempre digo: não é fácil e precisamos de um tempo pra nós mesmas, mas a partir do momento que nos inserimos como parte do processo de vida diária, conseguimos organizar um tempo precioso pra nos cuidar e nos perceber com mais carinho. Essa é essa uma das mensagens que eu transmito para todas as minhas clientes, além de falar de Deus. Acabo incentivando a busca pela melhor qualidade de vida. O feedback que eu recebo é maravilhoso, elas me mandam mensagem dizendo que gostaram de me conhecer, da qualidade das roupas, de ter adquirido o produto e de estar comigo. Isso vale todo o meu esforço.

Sobre

Cleide Ramos Matos é Microempreendedora Individual, moradora de Jardim Camburi, atua na região da Grande Vitória com roupas fitness e está representando a marca VA de lingeries.

Para saber mais sobre seus produtos basta acessar o instagram @lyriodocampo_fitness ou pelo Whatsapp: (27) 98162-9999

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