Doenças vasculares aumentam em até 30% no verão. Saiba como prevenir

O verão capixaba tem sido de altas temperaturas e, mais do que o incômodo causado pelo calor, elas provocam o aumento de doenças vasculares em até 30%, segundo dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular.

De acordo com a cirurgiã vascular Moriane Lorenzoni, entre as doenças vasculares mais comuns estão o aparecimento de varizes e as doenças venosas.“Isso acontece porque as altas temperaturas provocam vasodilatação, ou seja, a dilatação dos vasos sanguíneos, sobrecarregando os membros inferiores. A vasodilatação também atrasa o retorno da circulação do sangue dos membros inferiores para o coração”, explica a especialista.

Por isso, quem tem pré-disposição ou diagnóstico de doença vascular costuma perceber piora no verão, sentindo inchaço nas pernas e pés. Outros sintomas que podem ser sentidos são dores, sensação de cansaço, ressecamento e coceira nas pernas, além de câimbras.

Ainda segundo Moriane,  o inchaço pode não representar nenhum problema mais grave, mas o calor também aumenta a espessura do sangue,  alterando a pressão arterial e frequência cardíaca, o que tem que deixar em alerta hipertensos, obesos, diabéticos e quem tem colesterol alto. “Por isso, é muito importante procurar um médico caso o inchaço e desconforto sejam muito grandes, caso se tenha histórico de doenças vasculares na família ou se tenha algum fator de risco”, esclarece a médica.

Dicas

Hidratação e hábitos saudáveis

Para evitar doenças cardiovasculares ou o agravamento delas é preciso investir na hidratação, ainda mais no verão em que se suamos mais. A recomendação é beber de 2 a 3 litros de água por dia. Ter uma alimentação equilibrada e leve, evitar bebidas alcoólicas e exposição direta ao sol, principalmente por longos períodos, também são algumas dicas da cirurgiã vascular Moriane Lorenzoni.

Levante

Quem trabalha muitas horas sentado, deve levantar de hora em hora e dar uma caminhada. Já para quem trabalha longos períodos em pé, o uso de meias de compressão pode ser indicado casoo não haja contraindicação.

Não fique parado

Praticar exercícios físicos estimula o retorno sanguíneo e faz bem à saúde de modo geral.

Pernas para o alto

Ao chegar em casa, relaxe e eleve as pernas. Esse hábito facilita o retorno venoso e diminui o inchaço.

Controle o peso

Manter o peso adequado diminui os riscos do aparecimento de varizes, assim como o inchaço das pernas.

Colaboração: Elo Comunicação

Deixe um comentário

Eu amo meu bairro - Grande Vitória