Gin e vermute seco e o Drink Dry Martini está pronto: um aperitivo cheio de estilo conhecido em todo o mundo. A receita é rápida e muito fácil de fazer. Sirva com azeitonas ou casca de limão. Veja como preparar o Dry Martini em casa, com as dicas de um barman profissional.
O que você precisa saber sobre este coquetel, pronto em 5 a 10 minutos, para servir como aperitivo: o copo a usar, os ingredientes certos, a técnica aplicada, algum cuidado e curiosidade.
Esta bebida conhecida nada mais é do que gin sujado com vermute branco resfriado. A técnica usada é chamada Stir & Strain: o coquetel é misturado em um copo com gelo e depois filtrado em um copo resfriado.
Ingredientes
60 ml de gim
10 ml de vermute seco
casca de limão
gelo
azeitonas verdes

Tanto o Dry Martini e o Manhattan, para preparar o seu Drink, encha seu copo com gelo para esfriar as paredes do copo. Este coquetel deve ser servido em um copo gelado: coloque o copo no freezer até que congele. Demora 5 minutos.
Modo de preparo
Para preparar o Dry Martini, primeiro encha o copo de mistura com gelo para esfriar as paredes do copo. Com a ajuda de um filtro, você bloqueia o gelo e drena o excesso de água em um copo.
Despeje o gin e depois o vermute seco diretamente no copo de mistura.
Misture tudo com a colher de bar. Despeje o conteúdo do copo no copo resfriado no congelador.
Acompanhe o Martini com azeitonas ou casca de limão que você pode servir, como fizemos, em um copo separado cheio de gelo picado para mantê-los frescos.
O Martini é usado no copo renomeado então como copo de Martini: um copo famoso com formato cônico invertido, o mesmo copo usado para Daiquiri, Margarita e Manhattan.
Geralmente é acompanhado com azeitonas, recomendamos os Nocellara del Belice, porque são muito carnudos e com um bom equilíbrio em termos de doçura, sabor e acidez. Se desejado, as azeitonas podem ser mergulhadas em vermute. Outra alternativa possível para provar o Dry Martini é acompanhá-lo com uma ou mais cascas de limão.
Sobre a origem do Dry Martini, existem várias versões: o criador seria o italiano Martini de Arma di Taggia (na Ligúria), que primeiro serviu a bebida em 1910 em Nova York, no Knickerbocker Hotel em homenagem a John D. Rockefeller . Outras correntes afirmam que a bebida foi servida antes, por volta do final de 1800 nos EUA, na cidade californiana de Martinez ou em Nova Orleans pelo barman Martinez.