Muitas pessoas estão em busca de emagrecimento de forma saudável, procurando melhorar a alimentação, comendo alimentos pouco calóricos, fazendo dietas diversas. No entanto, o que entendemos sobre emagrecimento saudável?
O cirurgião geral e do aparelho digestivo, Dr. Paulo Henrique Mansur é especialista em endoscopia e nutrologia e informa que emagrecimento saudável é o processo onde a pessoa perde peso, emagrece e ganha saúde. Embora, ele também afirme que nem sempre quando se perde peso ganha-se saúde e que para emagrecer de forma saudável é necessário mudar a composição corporal, diminuindo o percentual de gordura e ganhando massa muscular.
“Para o emagrecimento saudável não precisa virar um halterofilista, porém a massa e tônus muscular é saúde. Sabemos que o músculo é um órgão que produz vários hormônios essenciais à nossa longevidade e bem estar. Portanto, é necessário manter e até melhorar, na maioria dos casos, a massa muscular no processo de perda de gordura. Costumo dizer que um gordinho ou uma pessoa que está com um pequeno sobrepeso e tem boa massa muscular pode ser mais saudável que a uma pessoa muito magra, onde seus músculos estão muito abaixo do necessário”, afirma Dr. Paulo Mansur.
Segundo Mansur, o principal fator que ajuda a pessoa a ter um emagrecimento saudável é um bom acompanhamento médico. Contudo, pessoas conscientes, que têm bom senso, buscam ler, se informam e sabem pesquisar na internet, podem emagrecer de forma saudável sem o auxílio de um médico.
“Eu não sou daqueles que criticam as pesquisas feitas na internet, embora seja mais fácil e menos arriscado o emagrecimento saudável com um bom acompanhamento de um profissional. No caso, um nutrólogo”, diz Dr. Paulo. Ele afirma, ainda, que existem outros fatores responsáveis pelo emagrecimento saudável, como entender que o plano alimentar ou estratégia nutrológica é essencial. Todavia, deve ser somado com mudança no estilo de vida, onde é necessário passar a praticar atividades físicas variadas, realizando estímulos diferentes.
“A melhor estratégia seria sempre ter mais de uma atividade física diferente durante a semana. Claro que vamos dar maior ênfase àquela que mais vai nos beneficiar (essa escolha tem que ser em conjunto com o médico especialista da área). Por exemplo: cientificamente comprovado que a melhor atividade física, no geral, é a musculação. Mas costumo parafrasear um ex professor e amigo, dizendo que ‘A melhor atividade física é aquela que seu paciente se adapta e faz de verdade’. A segunda é a musculação. É bastante benéfico para o processo de emagrecimento que façamos uma atividade aeróbia. Embora não adianta fazer por fazer. Temos que inserir esta atividade (que pode durar até 15 minutos diários apenas dependendo da estratégia) no contexto do planejamento. É o que chamo de “estratégia nutrológica”, que é quando juntamos tudo: o que comer, quando comer, quanto comer, qual a atividade fazer e em que horário do dia fazer esta atividade, conforme o plano alimentar. Uma coisa tem que se atrelar a outra para aumentarem as chances de sucesso”.
Dr. Paulo fala que o primeiro profissional que deve ser procurado para auxiliar a emagrecer de forma saudável é o médico nutrólogo, pois fará uma avaliação geral, traçando estratégias e realizando um planejamento exclusivo para o paciente. Ele comenta que outros profissionais podem e devem fazer parte de uma equipe multidisciplinar, como o nutricionista e um educador físico, que possa dar consultorias e orientar dentro e fora de academia.
“Às vezes, por orientação e indicação do nutrólogo, um psicólogo ou psiquiatra podem ser importantes fazer parte da equipe multidisciplinar. O processo de emagrecimento tem várias etapas. Inicialmente, é feita uma consulta inicial, onde é avaliada toda a parte metabólica, endocrinológica, psicológica, a composição corporal, através da bioimpedância e antropometria, alinhados com os desejos do paciente, mostrando o que pode ser alcançado de forma saudável e o que se pode conseguir de forma debilitante, quais desejos são necessários ser intensificados e quais podem ser repensados. O acompanhamento por uma equipe multidisciplinar é essencial. O último passo é extremamente importante: levar o paciente a entender que obesidade é uma doença crônica, redicivante e multifatorial e que ele levou anos pra chegar ao peso atual e que não será em dois meses que ficará pronto e com a barriga sarada”, finaliza Dr. Mansur.
Mansur faz uma observação sobre os alimentos que mais atrapalham o emagrecimento, como os carboidratos, que apesar de serem essenciais para nossa vida é onde encontramos a maioria dos minerais e vitaminas (micronutrientes) e nos dá energia para as tarefas diárias. No entanto, os carboidratos simples são os maiores inimigos, principalmente, os doces, os açúcares, o arroz branco e o trigo.
Sobre o Dr Paulo Mansur
Dr Paulo Henrique Nicoli Mansur é Cirurgião geral e do Aparelho digestivo, Endoscopista, Nutrólogo e Diretor clínico da clínica Skopia, Endoscopia e Cirurgia. Atende na clínica Skopia, que tem unidades no Shopping Norte Sul, Hospital Santa Paula e Shopping Vitória.
Agendamentos de consultas no telefone (27)3024-3925.
Mais informações podem ser acessadas no Instagram @drpaulomansur.