O procedimento é indolor e seguro
A Endoscopia é um método de investigação de doenças do sistema digestivo complementar ao exame clínico realizado pelo médico. Muitos pacientes ainda acreditam no mito de que é algo perigoso ou que causa dor. A Endoscopia é um método de investigação de doenças do sistema digestivo complementar ao exame clínico realizado pelo médico. Muitos pacientes ainda acreditam no mito de que é algo perigoso ou que causa dor.
O cirurgião do aparelho digestivo e endoscopista Paulo Henrique Mansur vem desmitificar o assunto. Ele diz que a endoscopia é um exame rápido, indolor e de pouco risco, chamado de minimamente invasivo – não agride o organismo.
“Pacientes com comorbidades, como pressão alta, bronquite, asma, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica – DPOC (provocada em fumantes excessivos), efizema e outras, podem contar com a segurança de um anestesista que acompanha o procedimento para fazer uma sedação (sedação consciente)- que é diferente da anestesia geral -, caso seja necessário. Em crianças, adolescentes e idosos, também pode-se contar com o anestesista que permanece atento para intercorrência, estando ele preparado para o atendimento. Vale ressaltar que algumas clínicas como a Skopia oferece anestesista para todos os pacientes, não havendo restrição”, informa.
Mansur conta que problemas podem ser evitados quando o paciente busca ser atendido em clínicas especializadas e afirma que a endoscopia é um procedimento seguro, quando realizado em clínicas reconhecidas e que se preocupam com a segurança da pessoa a ser assistida.
“Realizar o exame em uma clínica despreparada pode se tornar algo perigoso”.
De acordo com Dr. Paulo, as indicações da endoscopia são variadas. No entanto, é utilizado, principalmente, para complementar o diagnóstico quando há suspeita de doenças que possam surgir do esôfago, estômago ou duodeno, melhorando a eficiência da identificação do problema e do tratamento. Além disso, é indicada para prevenir o câncer gástrico e outras doenças.
“É importante a consulta com o médico especialista antes de realizar o procedimento para que conheça o histórico familiar e do próprio paciente”.
Paulo acrescenta que a endoscopia, também, é indicada no caso de pacientes que realizam exames para alguns procedimentos pré operatórios, como a colocação de balão intragástrico para o emagrecimento e a cirurgia bariátrica.
“As clínicas Endoscópicas deveriam seguir protocolos rígidos de segurança e qualidade, levando o mínimo de risco para o paciente. Não só a presença do anestesista, mas todo um aparato de segurança e higiene. Assim como é feito em países mais desenvolvidos como Estados Unidos e Japão”, afirma o médico.