Morador se especializa em fotografar mulheres

Com três anos de experiência, o fotógrafo, Sérgio Lopes, é especialista em fotografar mulheres em variadas ocasiões e para diversos objetivos. Ele afirma que sua experiência o fez concluir que muitas mulheres, que desejam elevar a autoestima, buscam a fotografia como um meio de melhorar o seu estado emocional na sua relação com o próprio corpo e a própria imagem. Para ele, na maioria das vezes, a fotografia realmente ajuda na melhora da autoestima. “Na fotografia não tenho um estilo único, padronizado para todas as fotos. Procuro adequar a minha entrega de acordo com a demanda da cliente que deseja ser fotografada. As preferências são variadas: praia, parque, ou algum local mais intimista. A locação dos ensaios sempre é definida em conjunto com a cliente e de acordo com os seus motivos”.

Sérgio diz que, antes de iniciar a sessão, conversa com a cliente para saber o objetivo das fotos. Se o caso for a baixa autoestima, ele pergunta quais são as questões que a incomodam. Sérgio conta que envia sugestões de poses, locações e roupas, para que juntos consigam compreender a linha do ensaio a ser realizado. “Prezo em deixar a pessoa mais natural possível. Poses ensaiadas, ou previamente definidas, podem perder a naturalidade da foto. Existem situações onde a mulher se sente insegura de posar para um fotógrafo que ela não conhece. Então, na hora de fotografar, procuro fazer o possível para que a pessoa se sinta à vontade. Geralmente me perguntam o que e quem podem levar para uma sessão de fotos, como um parente, namorado(a), amigo(a) ou campanheiro(a). Eu digo que podem levar quem quiserem, desde que isso colabore pra que fiquem à vontade e tranquilas. É importante ter um bom ambiente para que a sessão de fotos seja bem feita”, afirma Sérgio.

Em relação a autoestima baixa, Sérgio afirma que as mulheres, em sua maioria, têm problemas com a autoestima, não importando se ela está gordinha, magrinha, se é negra, branca, jovem ou mais madura. O fotógrafo acredita que isso possa ser um conflito interno, gerado por conta de padrões pré-estabelecidos pela mídia e pelo mercado, como o comportamento e a beleza. “A conversa prévia, com a mulher, é uma rotina antes de fotografá-la, para compreendê-la. Para mim, a mulher não deve fazer uma sessão de fotos para agradar outras pessoas. Ela deve fazer isso para ela mesma se ver, se admirar e se amar. Isso pra mim é o mais importante. Na sessão, coloco meu olhar em relação a mulheres, em como me relaciono com elas, dentro da minha fotografia. Os resultados das minhas fotos são um misto de admiração e respeito que tenho pela figura feminina. Sempre fui muito apaixonado pelo mundo feminino, então, isso é uma tônica para o meu trabalho”, conta Sérgio.

Deixe um comentário

Eu amo meu bairro - Grande Vitória