Recanto das Orquídeas é um lugar onde é possível morar, hospedar-se ou até mesmo obter um serviço de diária para idosos
Um lugar com bastante verde, pequenos macaquinhos, aves, localizado próximo a uma praia com brisa deliciosa, situado em uma rua plana e arborizada, são algumas das características do Recanto das Orquídeas, uma residência assistida para idosos que proporciona aos vovôs e às vovós um ambiente aconchegante e acolhedor.
“A casa tem espaço amplo, decoração bastante aproximada a de uma residência, possui serviço de qualidade e fica a 30 minutos de Jardim Camburi. É um sonho realizado”, diz a sócia-proprietária Roseli Ferreira da Silva, que informa que o Recanto oferece três tipos de hospedagem para idosos: hospedagem integral (moradia), temporária (permanece até as 18 horas), e centro dia (diária).
A nutricionista Maria Angélica Oliveira conta que, nos últimos três anos, estava determinada a abrir seu próprio negócio, quando sua amiga e atual sócia Roseli a convidou para participar da realização de seu grande sonho. Com isso, iniciaram o desenvolvimento do projeto de uma casa de repouso. “Foi quando tudo começou”, completa.
Na trajetória da vida de Roseli, o empreendedoris-mo caminha ao lado dela constantemente. Com 10 anos de idade, teve sua primeira experiência cuidando de uma idosa. Aos 13 anos, abandonou o interior do estado do Espírito Santo para morar na capital, onde conseguiu estudar no horário da noite para que pudesse trabalhar de dia e, com muito esforço, frequentou a quarta série do ensino fundamental.
Seu pai sofrera um AVC e a empreendedora pensou em ajudá-lo, fazendo um curso de massagista para atendê-lo. A partir daí, além do trabalho em casa de família, passou a executar também o serviço de massagem, atendendo na casa de clientes. Não satisfeita com a vida que levava, se preparou ainda mais profissionalmente, participando de outros cursos na área da estética. Juntou suas economias e abriu uma clínica de estética em sociedade com outros profissionais. No entanto, não tinha possibilidades de investir como os outros sócios. Então, logo se desfez do negócio e continuou fazendo atendimentos em residências, somente na área que se especializara.
Recanto das Orquídeas: um sonho realizado
Roseli casou-se e sua sede de aprender nunca foi saciada. Ingressou na faculdade de enfermagem e se identificou com as aulas que tratam da saúde dos idosos que, segundo ela, eram gratificantes. Então, surgiu o sonho de montar uma casa de repouso. “Juntei dinheiro e fui em busca de um sócio, até encontrar Maria Angélica, que gostou da ideia e aceitou meu convite. Estudamos as possibilidades, fomos orientados pelo Sebrae, fizemos cursos de empreendedorismo e montamos o negócio”, diz.
O fato de Roseli ter experiência com estética e formação em enfermagem, e de sua sócia, Angélica, ser nutricionista especialista em alimentação enteral e parenteral (suporte de nutrição clínica), com 25 anos de experiência trabalhando em áreas como nutrição clínica em consultório e dietoterapia (dieta hospitalar) e um vasto currículo na área nutricional, fez que essa união fosse perfeita para o sucesso do Recanto das Orquídeas.
“O cardápio é elaborado por nutricionista, voltada para a necessidade de cada idoso. Há casos de idosos com diabetes e outros com restrição à lactose ou glúten, então buscamos atender cada um conforme suas necessidades. A refeição é preparada por uma cozinheira que utiliza produtos caseiros e sem conservantes” destaca Angélica.
O Recanto das Orquídeas está localizado em Manguinhos, município de Serra. Um local estratégico, pois está longe do barulho, situado próximo ao mar e contém uma área ampla com um lindo jardim . De acordo com Angélica, os serviços oferecidos pela casa são de qualidade, através de profissionais técnicos e cuidadores 24 horas, com nutricionista e enfermeira. Oferece atividades diárias e, por conta da sua localização, os passeios matinais são bastante prazerosos porque acontecem na praia. “Hoje nossa casa já é referência no meio médico e os visitantes tem a visão de uma pousada, ou uma casa de praia, por ser uma casa ampla, bem arejada, com um lindo jardim e arborizada. Atualmente, o conceito de asilo não existe mais, e nesse tipo de serviço acredito que além da estrutura adequada e linda, com profissionalismo, o carinho e atenção são fundamentais para garantir o bem estar dos nossos idosos”, comenta Angélica.