Cultive o seu jardim

Por Pr. Ronildo Miguel Soares


A combinação jardim-cidade é desafiadora

“Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar.” (Gênesis 2:15)

A narrativa bíblica começa no jardim e termina na cidade. Essa tem sido a experiência da maior parte da sociedade. Ainda bem que o homem descobriu que jardins e cidades não se excluem mutuamente, ao contrário, formam uma bela parceria. Não é à toa que uma das sétimas maravilhas do mundo antigo são os jardins suspensos da Babilônia.

Embora essa combinação jardim-cidade seja possível, ela é desafiadora. Muitas cidades nascem pequenas no meio de jardins; e à medida que crescem, os jardins vão se tornando pequenos dentro delas, e algumas vezes destruídos. Mas, toda cidade digna terá o seu jardim, ou os seus jardins. 
O jardim embeleza, perfuma, dá sombra, inspira. O jardim é lugar de meditação, renovação, descanso, romance, amor, alegria, paixão, paz e vida. Por isso, todos nós devemos cada vez mais apreciar nossos jardins, e mais do que isso, precisamos cuidar dos nossos jardins e cultivar outros. 
Dentre os tantos jardins de nossa vida, temos os jardins da família, da amizade, da comunidade, os quais merecem todo nosso cuidado. E como se não bastassem todos esses lindos jardins, temos Jardim Camburi – esse lugar tão especial onde temos o privilégio de morar. Esse jardim não é perfeito, mas será cada vez melhor, se cada um fizer a sua parte. Cultive seu jardim!

Ronildo Miguel Soares é Pastor da Igreja Presbiteriana em Jardim Camburi
ronildomiguel@hotmail.com

Deixe um comentário

Eu amo meu bairro - Grande Vitória