Rede Comunidade Segura cria parceria com a comunidade e a polícia militar

Um projeto que tem despontado em Jardim Camburi e outros bairros é o Rede Comunidade Segura, que tem como finalidade criar uma parceria entre a comunidade e a Polícia Militar.

Segundo Gustavo de Souza Alves Tononi, Major QOC, Comandante da 12ª Companhia Independente de Polícia, a Rede é uma filosofia e estratégia organizacional que proporciona uma forma de parceria entre a população e a Polícia Militar. Está baseada na premissa de que tanto a polícia quanto a comunidade devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver problemas contemporâneos como crimes, drogas, medo, desordens físicas e morais e a decadência do bairro, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida geral na região onde está oficializada.

“A Rede Comunidade Segura tem como objetivo estabelecer parâmetros e metodologias para a criação e a manutenção de redes de proteção, sensibilizando a comunidade, para que ela saiba buscar soluções criativas e efetivas para os problemas do seu bairro, e motivando a participação comunitária e a interação junto à Polícia Militar. Para que o projeto avance, existem gestores regionais, que em Jardim Camburi é representado pelo Sargento Harley Glaucio Barcelos de Moura. Vale ressaltar que, para que o projeto funcione, é necessário o engajamento da Comunidade”, afirma o Major Gustavo.

De acordo com o Sargento Harley, a Rede Comunidade Segura funciona através de uma promoção de ações preventivas, buscando o aumento da vigilância local. De forma efetiva, cada cidadão vai despertar o sentimento de participação solidária e voluntária, onde cada pessoa atua como uma câmera (olhos da polícia), compreendendo que o vizinho também é sua responsabilidade e, consequentemente, compartilhando as informações com a Polícia Militar, referente à segurança pública, para que ela possa se antecipar aos delitos.

“Temos sido abordados por moradores de outros bairros da Grande Vitória e do interior do Estado, com frequência, solicitando a implementação em suas regiões. Para participar do projeto o condomínio ou comércio não necessitará dispor de nenhum valor financeiro, não há custo algum. São vários os aspectos em que o projeto nos dá alegria, pois em todas as reuniões com novos integrantes ouvimos relatos de paradigmas que têm sido quebrados. A Rede Comunidade Segura transmite para a comunidade a sensação de segurança e um certo empoderamento, pois a população do bairro não tinha conhecimento do que poderia obter em prol da seguridade de sua região. Isso tudo é muito gratificante”, informa Sargento Harley.

16 thoughts on “Rede Comunidade Segura cria parceria com a comunidade e a polícia militar

  1. lobelia says:

    Adorei este site. Para saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e exclusivos. Tudo que você precisa saber está está lá.

Deixe um comentário

Eu amo meu bairro - Grande Vitória