Na matéria anterior, abordei questões como a quantidade de queijo a ser servida para aperitivo, final de refeição e refeição; a importância de se oferecer diferentes famílias de queijos; os tipos de queijos que compõem uma tábua e o local aonde servir. Se você não leu, seria interessante lê-la.
Bora lá decorar a sua tábua. Para começar, retire os papéis e os rótulos dos seus queijos. Agora, vamos pensar na composição a ser apresentada aos seus convidados.
Uma bandeja decorada de forma simples, sóbria e arejada realçará os seus queijos e atrairá seus convidados a saboreá-los, transformando a sua refeição num verdadeiro momento de celebração e partilha.
Um bom começo para decorar uma tábua é usar queijos prensados crus como Mimolette ou Gouda. Eles dão um pouco de cor. Aí, é só acrescentar algumas flores sazonais e a decoração está pronta.
Outra forma de decorar o seu prato de queijos é usar frutas frescas (uvas, peras, cerejas ou groselha) e frutas secas (nozes, figos, ameixas, tâmaras). Só evite frutas cítricas pois elas, com seus aromas ácidos, podem dá sabor aos queijos.
O ideal é que a tabua seja decorada o mais perto possível da hora de servir para que os queijos não escorram muito e, assim, não fiquem secos. Os queijos devem ficar na temperatura ambiente pelo menos meia hora antes de servi-los.
A tendência atual é saborear queijos antes da refeição, como aperitivo, em total relaxamento, acompanhados de um vinho ou uma pequena taça de Champanhe. Mas você, também, pode servi-los no final de um jantar, antes da sobremesa.
Bom! Agora você já sabe como preparar uma tabua usando diferentes tipos de queijo. Mas lembre-se que: “a única regra para degustar um queijo é tomar com um vinho e se divertir” é o que afirma minha amiga e sommelier Raquel Egypto! Concordam?