Seja na vida profissional ou pessoal, a comunicação é um dos maiores pilares para uma pessoa ser bem sucedida naquilo que almeja. Um líder que sabe falar bem para qualquer público consegue conduzir bem uma reunião, engajar uma equipe e fazer com que um funcionário melhore seu rendimento.
A comunicóloga Gilvania Betto fala que a liderança de uma empresa deve se capacitar para se comunicar melhor com seus funcionários e conseguir conduzir a gestão de forma mais eficiente. Ela afirma que com a boa comunicação é possível aumentar o rendimento do profissional.
“Muitos líderes não compreendem as limitações de seus colaboradores. Uma pessoa portadora de doença psicossomática, como por exemplo a fibromialgia, pode enfrentar dificuldades em sua rotina de trabalho. O líder necessita ter habilidades para se comunicar com seu colaborador. Alguns gestores têm visão destorcida de funcionários e pensam que quando eles estão “encostados” são preguiçosos, quando se atrasam são vistos como alguém que não tem comprometimento. Muitos líderes não conseguem imaginar como foi a noite de um porta- dor de doença psicos- somática, como a fibro- mialgia. É necessário que haja diálogo, antes de qualquer julgamento. É importante que o líder desenvolva sua forma de comunicação para falar com clareza”, pontua.
Além de comunicóloga Gilvania é especialista em Gestão Estratégica de RH e professora, e costuma lidar com pessoas. Ela diz que consegue se comunicar bem com todas, compreendendo as limitações de cada uma delas.
“Quando estou lecionando e um alu- no está dormindo em sala de aula, sei que ele tem algum moti- vo para estar sonolen- to. Então é meu papel conversar com ele para entender o porquê do sono naquele momento”.
Segundo Gilvânia o setor de Recursos Humanos (RH) de uma empresa deve prestar a atenção no colaborador que tem problemas com horário de trabalho, rendimento comprometido, ausência na empresa, sono, dores ou outras questões, orientando-o, para detectar a causa e apoia-lo.
“Falar bem e saber se comunicar ajuda a entender a necessidade do colaborador, principalmente, quando o funcionário diminui sua capacidade de execução das atividades. O gestor deve habilitar-se para falar melhor, respeitando todo o público diante dele e evitar o preconceito. O setor de Recursos Humanos (RH) bem preparado é muito mais que um departamento de pessoal, passando a ser um apoiador, devendo se aproximar da vida psíquica e física do funcionário, com um profissional especializado, seja um mentor, um coach ou um psicólogo” afirma.
Gilvania ministra cursos, palestras e treinamentos para empresas e pro- fissionais que querem aprender a falar bem. Ela atende no telefone: (27) 99997-9151 ou no e-mail: gbtreinamentos@gilvaniabetto.com.