Coaching? Moda ou Processo?

Olá! Me chamo Liliana do Carmo, sou portuguesa e estou morando e atuando profissionalmente em Paris. Atuo como Técnica de Ação Educativa e Animatrice Coach Integral Sistêmico, Analista de Perfil Comportamental e Palestrante. E, todas as terças-feiras estarei aqui com a coluna “Lili em Paris”, publicando um texto interessante para despertar o autoconhecimento e ajudar impactando de forma positiva na transformação da vida dos leitores. Hoje vou falar sobre o que o coaching pode fazer por você.

Muitas são as perguntas, como : “para quê, qual a necessidade do Coaching em sua vida? Isso serve para quê? É mais uma Terapia, uma perca de tempo e gasto de dinheiro”.

Quantas vidas hoje se encontram presas em uma verdadeira armadilha? Quantos relatos escutamos de clientes que as suas vidas têm sido simplesmente definidas por parentes ou pela sociedade?

Fazer aquele curso de Faculdade que era o sonho da mãe ou pai; aquele emprego que conseguiu a colocação pois alguém da família alcançou a vaga para avançar na sua carreira profissional; estar em alguma área que nunca se
identificou mas que havia crescido escutando que ali era o seu lugar.

Quantas pessoas sentem receio de decepcionar o outro e continua no mesmo lugar com medo, insegurança e com as suas crenças totalmente destorcidas, falando de identidade, capacidade e merecimento.

Muitos são os relacionamentos conjugais passando por tribulações, uma gigante falha de comunicação, falta de entendimento de capacidade de escutar o outro e saber falar na hora e momento certo, levando a muitos casais tomarem a decisão de separação. Quantos pais necessitam de ajuda no dia de hoje que não aguentam
mais os comportamentos dos seus filhos, quando tudo isso pode ser trabalhado num processo de Coaching?

Quando o cliente entende que tem pouco ou quase nenhum controle sobre a sua própria vida, que ela está estagnada e sem qualquer alteração? Com essa condição de estado atual lhe trazendo muito sofrimento para conseguir algum tipo de alívio, o costume é justificar as suas escolhas na sua vida não tendo sido delas, isentando-se totalmente da RESPONSABILIDADE pelo que vive e passa atualmente.

Quando existe uma percepção de que algo está errado e se sente o desejo de mudar, alcançar um estado DESEJADO, é nessa hora que se percebe que tem alguma coisa incomodando é que existe a procura e busca de uma verdadeira TRANSFORMAÇÃO, dando o inicio a um processo a sua vida começa a mudar através das suas novas ações e práticas/métodos.

Muitos são aqueles que quando chegam, não sabem o que querem, ou onde querem chegar, no entanto no processo de COACHING ajudamos a definir e realizar suas metas e objetivos, traçando planos de ação, eliminando barreiras e obstáculos e fortalecendo as suas crenças limitantes.

O processo de coaching ajuda a:

  • facilitar a obtenção da AUTO-CONSCIÊNCIA;
  • identificar o potencial de realização da sua vida futura EXTRAORDINÁRIA;
  • conscientizar-se da AUTORRESPONSABILIDADE;
  • reforçar a autoestima ;
  • definir os objetivos ;
  • realizar plano de ação e o reconhecimento de ganhos e conquistas.

O processo de Coaching através da autorreflexão define metas, ações e comportamentos, facilita a eliminação das barreiras e obstáculos que impedem a PLENA METAMORFOSE do cliente.

O coach não dá conselhos, não dá treinamento. Não ensina, não define padrões, não avalia o desempenho. Nunca, será o Coach e sim o cliente quem identifica e estabelece os seus objetivos que ele mesmo pretende atingir.

Como estão os pilares da sua Roda da vida? Sabia que você tem 11 pilares para dar a devida a atenção?

Acompanhe as próximas Colunas e você saberá mais sobre essa TRANSFORMAÇÃO!

Deixe um comentário

Eu amo meu bairro - Grande Vitória