Como as emoções influenciam na tomada de decisão

Sentimentos e emoções estão presente o tempo todo na vida de qualquer indivíduo, até mesmo aquele altamente racional.

Elas influenciam não apenas a tomada de decisão mas também se refletem no corpo humano, como você pode ver em um dos meus artigos. (Como as emoções se refletem no corpo humano)

A todo instante estamos tomando decisões, conscientes e inconscientes, de forma manual ou automática, e essas decisões são influenciadas pelas nossas emoções.

Nas últimas semanas você tomou decisões? Pensou muito antes de tomá-las ou foi impulsivo? Você sofreu ou está sofrendo por conta dessas decisões?

A falta de conhecimento sobre as próprias emoções – a forma como elas agem e a intensidade com que se fazem presentes em cada decisão – é a responsável por gerar esse sofrimento.

A seguir compartilho com você alguns efeitos da influência das emoções na tomada de decisão para que além de conhecer seus efeitos, você possa ajustar o seu comportamento racional e emocional e escolher o melhor momento para tomar decisões.

Bom Humor

Produz aversão ao risco em situações onde as perdas tendem a ser maiores, fazendo com que você evite entrar o sentimento de perda, que é bem desagradável.

Mau Humor

É de grande ajuda nas decisões mais ousadas e arriscadas, uma vez que essa emoção torna você mais analítico.

Tristeza

Essa emoção é capaz de produzir ambiguidade na decisão, dando a percepção de qualquer caminho serve.

Raiva

Uma pessoa com raiva se torna insensível aos riscos, agindo de forma inconsciente no calor do momento.

Medo

Essa emoção é capaz de produzir um alerta e algumas vezes até uma fuga.

Você já tomou alguma decisão estando em algum desses estados emocionais? Qual foi o resultado após a decisão?

Para evitar os problemas e sofrimentos causados por decisões tomadas em estado emocional desfavorável é importante ter presença integral e consciente em tudo o que fizer, utilizando razão e emoção de forma equilibrada.

O ser humano é composto de competências racionais e emocionais, e quando essas competências trabalham em conjunto as decisões tomadas serão sempre as melhores.

Existem diversas formas de você potencializar suas competências racionais e emocionais, treinar o seu cérebro para utilizar ambas em conjunto obtendo assim as melhores decisões e os melhores resultados.

Uma dessas formas é o coaching, que além de permitir a você se conhecer melhor permitirá potencializar as suas competências e habilidades racionais e emocionais.

Outra forma é conhecendo o seu perfil comportamental, onde você terá informações sobre você com base em teorias comprovadas como DISC (Marston), Tipos Psicológicos (Jung) e Valores (Spranger).

Quer melhorar sua tomada de decisão e alcançar resultados incríveis na vida pessoal e profissional?

Então entre em contato comigo, vamos tomar um café e eu te explico melhor como o coaching e a análise de perfil comportamental podem te ajudar no desenvolvimento pessoal e profissional, na melhoria da tomada de decisão e no alcance de resultados e objetivos cada vez maiores e melhores.

Jonathan Lamim é Coach e Analista Comportamental. Palestrante e treinador com foco em desenvolvimento humano e potencialização de resultados através do comportamento humano.
Celular/WhatsApp: (27) 99891-0898
Email: contato@jonathanlamim.com.brSite: www.jonathanlamim.com.br

Deixe um comentário

Eu amo meu bairro - Grande Vitória