Como traçar objetivos e metas para alcançar as aspirações

Por Ademilson Mota

Os objetivos em excessos e metas mal definidas são verdadeiros perigos para alcançar as realizações, seja na vida pessoal, profissional ou empresarial. Então, pense nos seus objetivos para que suas metas não sejam labirintos para sua felicidade.

Não é nenhuma novidade que os objetivos e as metas são elementos de extrema importância para alcançar as aspirações. Pois, qualquer conquista surge a partir de um objetivo vigoroso e de metas bem definidas.  Porém, os objetivos quando em excesso desnorteia o rumo e a orientação determinante das pretensões e igualmente, as metas não realistas e prazos intangíveis fazem descambar à deriva e provoca o desnorteamento do caminho projetado.

Essas desorientações representam verdadeiros labirintos que dificultam o alcance das aspirações.  Ao definir objetivos claros e precisos, ao mesmo tempo, traçar metas realistas e com prazos alcançáveis, poderá encurtar os percursos até ao alcance da posição do futuro desejado.

Todavia, para isto acontecer é necessário fazer um roteiro em forma de planejamento.  Afinal de contas, tanto as empresas como as pessoas, quando querem alguma coisa, precisam entender sobre os caminhos que levam ao destino que deseja chegar.

Todas as pessoas possuem sonhos, desejos e aspirações, que são norteadores dos projetos e planos pessoais, profissionais e empresariais. Não se pode ter tudo, mas também não se deve viver sem um propósito. Entretanto, todas as realizações se provêm de um roteiro que não pode ser acidental, porém construído e acentuado por metas e objetivos definidos por elementos que darão sentido naquilo que se deseja alcançar.

O roteiro pode ser um projeto piloto de vida, sendo que no primeiro passo desse percurso é organizar as ideias fomentadas em forma de prioridade, nesse momento é necessário relacionar as associações existentes para fazer as junções dos propósitos.

Nesta fase é enunciado “o que quer?”, lembrando que se trata dos objetivos, então devem ser precisos e estabelecidos com harmonia para ocorrer uma coesão entre eles. Essa coerência vai determinar uma hierarquia para ordenar um escalonamento das realizações que você pretende alcançar.

O objetivo atua como ponto específico direcionador para uma conquista, a qual quando alcançada vai postular um novo trinfo para construir as etapas da vida. Porém, não se deve estabelecer inúmeros objetivos a serem atingidos simultaneamente, porque definha o foco, decai a determinação e divide o empenho.

Os objetivos desvirtuados da realidade ou abundantes, acarretam desordenamento e dificuldade para serem cumpridos e o reflexo será a falta de estímulo para continuar no projeto. Por outro lado, quando coesos e claros, serão motivadores e direcionadores das conquistas que darão sentido à vida.

Este propósito singular de direção necessita de perseverança e persistência, para não perambular nas simetrias dos desejos que provocam as distrações. A determinação assídua no propósito contribui para impulsionar rumo no curso da busca desejada. No entanto, sem uma projeção de caminhos o designo não vai ocorrer.

Neste sentido, surge a imposição de ações para atingir o objetivo pretendido, ou seja, caminhos para alcançar as aspirações. Então, chegou a hora para traçar o segundo passo desse roteiro. Logo, ter-se-á mais uma pergunta a responder: “Como e quando chegar ao destino?”.

Quando se sabe o que se deseja é mais fácil conseguir. De imediato se visualiza vários caminhos, alguns longos, difíceis, demorados, improváveis, árduos, constrangedores, custosos, embaraçosos, inacessíveis e penosos, sendo outros mais fáceis, curtos, planos, acessíveis e retos. Será a hora de escolher a rota que não seja um labirinto. Mas, que tenha contornos que se transformarão em metas para encurtar os percursos até a posição do futuro desejado.

Enquanto um objetivo traçado nunca deve ser alterado, as metas podem ser reformuladas nos contratempos e dificuldades.  Se configura uma meta para cada contorno e se adota um prazo para vencer os obstáculos nele contido. Para superar essas obstruções são necessários empregar ações com atividades essenciais, realistas, com prazos tangíveis e norteador ao destino projetado.

Atualmente, se percebe que as empresas e as pessoas estão estruturando muitos objetivos simultâneos devido ao imediatismo. Quando isto acontece, o objetivo principal é desprezado e dificilmente haverá um caminho seguro para alcançar a meta.

Neste contexto, os labirintos são formados pelos distintos caminhos que entrecruzam de tal maneira que fica difícil encontrar uma saída. Desta forma, não é raro precipitar-se em endividamento e malfazeres, por consequência, fica tudo muito difícil para ser contornado.

Quando chegar neste ponto, o único trajeto é retornar e repensar seu posicionamento, ou então, esperar para ser induzido ao fracasso devido as mazelas do labirinto que foi criado pelos arcabouços em forma de objetivos e metas.

Então, pense nos seus objetivos para que suas metas não sejam labirintos para sua felicidade. Afinal de contas, não se pode ter tudo e ninguém vive sem um plano de vida.

One thought on “Como traçar objetivos e metas para alcançar as aspirações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
X