Pórtico e eventos marcam o Programma Santa Teresa 2024

Uma rica agenda de feiras, mostras, festivais e muita celebração. É neste ritmo que o Santa Teresa Convention & Visitors Bureau parte para o Programma 2024, que foi lançado na semana passada com cerca de 130 pessoas lotando o auditório do Senac Santa Teresa. O ponto alto do evento foi o anuncio de que a cidade vai ganhar um pórtico de entrada no estilo da arquitetura neoclássica italiana.

“Nosso calendário de eventos já começa em março com parcerias como uma exposição de antiguidades seguida de leilão e uma parceria com a diretora da Casacor ES para um possível evento de decoração nas montanhas e o festival Canaan de Artes Integradas”, explica o presidente do Convention, José Carlos Zamprogno.

O evento Programma 2024 reuniu autoridades e estudiosos do Turismo para organizar a agenda dos 150 anos de imigração italiana no País. Na doce Terra dos Colibris, onde tudo começou, serão realizadas ao longo de todo o ano de 2024 feiras, congressos, leilões de obras de arte, mostras artísticas, revitalização de patrimônios e festivais nas áreas de gastronomia, cinema, música, literatura, meio ambiente e patrimônio.

O convention está buscando a Prefeitura de Santa Teresa, através de sua Secretaria de Turismo, para criar uma agenda integrada. Tudo começou em 1874 quando os primeiros colonos se estabeleceram em Santa Teresa. E a doce Terra dos Colibris está se preparando para um ano histórico. Duas datas são bem marcantes neste Programma 2024: o Dia do Imigrante, celebrado no dia 21 de fevereiro, que marca a chegada do vapor La Sofia, a primeira embarcação a trazer os esperançosos imigrantes italianos para o nosso País. Meses mais tarde, eles fundaram o primeiro assentamento em Santa Teresa.

E no dia 26 de junho tem o dia da cidade. O evento de lançamento do Programma 2024 contou com o historiador, romancista e jornalista mineiro Américo Antunes como um dos convidados especiais. Ele foi o coordenador da vitoriosa Campanha Diamantina Patrimônio Cultural da Humanidade, é o autor de romances históricos e coordenador do fHist – Festival Nacional de História, que acontece já na sua quinta edição em Diamantina, Ouro Preto, Mariana e Belo Horizonte.

Também teve Baltazar Saldanha, um dos idealizadores do Natal Luz de Gramado, fundador e primeiro presidente do Convention & Visitours Bureau da Região das Hortênsias (RS) para compartilhar seu case de sucesso.

Entre as propostas para a celebração dos 150 anos do primeiro assentamento brasileiro de imigrantes italianos, acontecerão feiras, congressos, leilões de obras de arte, mostras artísticas e festivais nas áreas de gastronomia, cinema, música, literatura, meio ambiente e patrimônio.

“Nacionalmente, o Dia do Imigrante é celebrado no dia 21 de fevereiro, que marca a chegada do vapor La Sofia, a primeira embarcação a trazer os esperançosos imigrantes italianos para o nosso País. Meses mais tarde, eles fundaram o primeiro assentamento em Santa Teresa. Celebrar essa chegada e todo o legado italiano é o grande objetivo do Programma Santa Teresa 2024 e fica o convite para que todos participem conosco”, diz o presidente do Santa Teresa Convention & Visitours Bureau, José Carlos Zamprogno.

Colaboração: RF Assessoria de Comunicação

Eu amo meu bairro - Grande Vitória