Reduza riscos com demandas judiciais buscando uma consultoria jurídica para sua empresa

Muitos empresários estão envolvidos na gestão de suas empresas e esquecem de detalhes jurídicos para evitar problemas judiciais e às vezes necessitam de orientação, para suas tomadas de decisão. As empresas podem recorrer a advocacia consultiva, como um investimento para guardar seu patrimônio empresarial e se assegurar de problemas trabalhistas e outras questões.

Mas, a propósito, o que é advocacia consultiva?

Segundo a advogada Dra. Luanna Figueira, a advocacia consultiva ou preventiva visa evitar e reduzir os eventuais riscos de demandas judiciais, auxiliando assim, na redução de custos das empresas, onde o advogado trabalha para impedir que as empresas tenham problemas futuros, administrando e gerindo.

“A Advocacia Consultiva tem como principal objetivo orientar as empresas em relação a condutas judiciais, para que não violem leis e direitos. Tem como escopo orientar e ter um profissional jurídico para o conduzir em todas as demandas jurídicas da empresa. Além disso, auxilia no ajuste dos procedimentos e contratos de um empreendimento, como admissão, demissão, pagamentos, entre outras ações. Evita ter problemas jurídicos e gastos desnecessários”, informa Dra. Luanna.

Dra. Luanna afirma que a advocacia jurídica proporciona inúmeras vantagens para a empresa, como segurança jurídica, assessoria completa na elaboração de contratos, redução de ações trabalhistas, eficácia nos negócios jurídicos, mitigação nos problemas e diminuição de gastos desnecessários. Ela afirma que a empresa interessada em profissionais que executem esse tipo de atividade deve procurar um advogado sério e especializado no contexto empresarial e, principalmente, que esteja alinhando a ideia central da prevenção, ou seja, em prevenir o litigio. A assessoria jurídica também precisa já ser familiarizada com o andamento funcional da empresa. 

“A advocacia preventiva é uma das grandes e positivas novidades da advocacia moderna, que vem tomando cada vez mais espaço no nosso país, com inclusão de técnicas de conciliação, mediação e arbitragem na resolução de conflitos. Não existe mais espaço para uma advocacia antiga, voltada para conflitos que trajem mais prejuízos financeiros aos empresários do que benefícios. O momento é de prevenir, é de evitar o conflito, e o advogado é parte essencial nessa solução. É com o conhecimento jurídico do advogado, e prestando a sua assessoria nas empresas que ele orientará seus clientes empresários em todas as demandas internas jurídicas, evitando conflitos externos nos tribunais” informa Dra. Luanna.

Dra. Luanna orienta às empresas que desejam o serviço de consultoria jurídica procurar um advogado que preste este serviço, apresentar sua empresa e escutar as propostas do profissional e complementa que, caso ambos estiverem alinhados no mesmo entendimento, a empresa firmará um contrato mensal para prestar toda a assessoria consultiva necessária em troca.

Sobre Dra. Luanna Figueira

Dra. Luanna Figueira é advogada, mestranda em políticas sociais pela UENF, pós graduada em Direito e Processo do Trabalho. É membro da comissão de direito do trabalho e Sindical estadual da OAB/ES,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
X