Para muitos, síndromes tais quais a esta são consideradas frescura ou mesmo desvalorizadas pelo contexto atual. Todavia, inclusive com a Pandemia, muitos passam por verdadeiros estragos emocionais. A Síndrome de Burnout é causada pelo estresse emocional e a autocobrança do indivíduo principalmente voltada às questões relacionadas ao trabalho.
O constante esgotamento físico e mental do indivíduo podem atuar em áreas cujo o relacionamento interpessoal é mais exigido. Sintomas tais quais baixa autoestima, agressividade, mudança brusca de humor, ausência no trabalho e esquecimentos são comuns, além de enxaqueca, pressão alta, ansiedade e/ ou depressão.
É importante compreendermos a necessidade de pausas. Uma das cobranças mais cruéis é a interna. Então, pense em você e sua vida. A trajetória percorrida com sucessos, medos, coragem, fracassos são comuns e está tudo bem.
Além de acompanhamento médico, por vezes medicamentoso, psicoterapia e atividade física auxiliam neste contexto. Sabemos que o mundo está caótico. Mas você é único e merece cuidar do seu bem mais precioso: A sua vida.
Deveras preocupante. Exige mesmo um acompanhamento de um profissional.