Venda: quer parceria ou que indique seu produto para meus clientes e amigos?

Antes de explicar sobre o que vim falar hoje, vou te contar a breve história de uma pessoa que me procurou para firmar parceria comigo.

Certo dia, uma pessoa me convidou para tomar um café em uma cafeteria pertinho da minha casa. Ela disse que tinha muito interesse em conhecer melhor o meu negócio e em firmar parceria comigo.

Como estou acostumada com este tipo de abordagem, acabei aceitando o convite, pois me interesso em conhecer pessoas e em saber o que elas fazem.

Fui ao encontro. Ela era mulher, bem vestida, jovem, desinibida. No entanto, nem sabia com quem estava falando. Não que eu me ache uma celebridade (risos), mas quando você agenda um bate-papo com alguém e fala que tem interesse em parceria, no mínimo, tem que saber com quem você está falando, o que deseja e quer oferecer! Parceria é troca e ganha-ganha.

Ela iniciou a conversa pedindo para eu falar sobre meu negócio. Falei resumidamente, pensando que ela já me conhecia. No entanto, a mulher nem demonstrou interesse pelo que eu dizia, não aguardou finalizar minha fala e foi logo contando sobre o que realmente era de interesse dela. O que ela vendia: seguro de vida.

Abriu um notebook e começou a simular um seguro para mim. Ela fazia perguntas erradas o tempo todo. Pensei: que mulher despreparada! Durante todas as perguntas esperava que eu respondesse um sim. Eu dizia não e ainda argumentava. Foi hilário! No fim, até fiquei aborrecida pela “perda de tempo”, mas como “faço do limão uma limonada”, aproveitei para falar mais de um dos produtos que eu estava vendendo: a Rodada de Negócios Eu Amo Meu Bairro. Ela acabou comprando o convite, pois viu no evento uma oportunidade de vender seguros para mais pessoas.

Você sabia que sou referência em Jardim Camburi, por realizar um trabalho com o jornal Eu Amo Meu Bairro, que iniciou em 2011, e também se tornou referência na Grande Vitória por conta de expandir meu negócio? Isso mesmo, o jornal existe há 10 anos e está perto de completar 11 anos de estrada, por isso, muitas pessoas me ligam ou enviam mensagens pedindo a indicação de serviços ou que eu indique os serviços delas.

Tenho algumas dicas importantes para você que quer vender ou firmar parcerias.

Estou aqui para falar de mim e de você, é claro! Você pode ter interesse em firmar algum tipo de parceria comigo ou com alguma outra pessoa ou quer que eu me torne sua cliente e/ou que eu indique seu negócio para as pessoas que conheço e para todos me pedem indicação. Isso é interessante para você? Pois bem, isso se chama relacionamento/network.

A história que narrei é real e um exemplo de como você não deve abordar pessoas.

Outra situação recorrente. Tem gente que me chama para tomar um café e firmar parcerias e não fala do que se trata. A pessoa pode perder o tempo dela, mas dificilmente perco o meu.

Outro exemplo é de quem vende produtos de multinível. As pessoas me consideram empreendedora, me chamam para um café e nem sabem se eu vendo ou fui cadastrada ou apresentada em alguma empresa deste tipo. Eu já me cadastrei e não tenho interesse neste assunto.

Várias pessoas me procuraram e poderiam ter “feito do limão uma limonada”, mas não souberam como fazer. Eu sempre faço. Vou contar mais sobre isso na coluna da próxima semana. Você aprenderá histórias bem interessantes de “perda de tempo”, assim, evitará perder seu precioso tempo.

Se você quer se tornar uma referência dentro da atividade que pratica, vender e firmar parcerias, recomendo se relacionar com pessoas da forma correta. Quanto mais você está aberto, a possibilidade de se relacionar aumenta. Em contrapartida, você se torna mais conhecido(a) e ganha com isso. Você ganha profissionalmente e quando precisa de ajuda para resolver assunto pessoal, saberá a quem procurar para te ajudar. Network é tudo!

Minha sugestão é: procure pessoas que conheceu em algum lugar, como eventos, cursos, palestras, igrejas, por meio de amigos ou no trabalho, por exemplo. Aproxime-se delas. Chame para tomar um café, seja em sua empresa ou na dela, numa cafeteria, em qualquer lugar que proporcione um bate-papo agradável. No entanto, vá preparado, pesquise sobre ela antes para saber o que e como conversar. Vá desinteressado de vender. A venda vai acontecer no momento certo e para a pessoa certa. Entenda, em primeiro lugar, as necessidades da pessoa, compreenda se realmente ela precisa do que você vende. No momento oportuno, você estará pronto (a) para sanar a “dor” dela.

É importante a gente se abrir para conversar e fazer excelente network. Mesmo não tendo certeza do que a conversa pode gerar, sabemos que temos inúmeras possibilidades de fechar negócios, firmarmos parcerias, indicar nossos serviços/produtos e realizar intercâmbio comercial.

Quando nos colocamos à disposição para conhecer o outro, só temos a ganhar!

Conhecer pessoas, pode aumentar a possibilidade de vendas e gerar muitas outras oportunidades!

Uma grande oportunidade de conhecer pessoas e possibilidades é participar das Rodadas de Negócios Eu Amo Meu Bairro. É um excelente ambiente empresarial para você captar clientes, prospectar, divulgar seus produtos e serviços, e o melhor, conversar com os participantes e poder agendar um café com cada um deles! Se você não fechar nada no dia, tenha certeza que esta pessoa estará mais aberta em te conhecer melhor.

No dia 28 de junho, faremos uma rodada só para mulheres na Pousada Pomar de Manguinhos, que fica no município de Serra/ES. Tem interesse em participar? Envie uma mensagem para o Eu Amo Meu Bairro!

Perder tempo é fechar os olhos para as oportunidades! 

Um grande abraço e até a próxima coluna.

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